segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

VIVER COM AIDS É POSSÍVEL, MAS COM PRECONCEITO NÃO.












Com este slogam VIVER COM A AIDS É POSSÍVEL, MAS COM O PRECONCEITO NÃO . A prevenção só depende de nós.A ação mais importante para prevenção contra o vírus da AIDS e as DSTs, é sem dúvida, a educação.AIDS o que é? Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - é uma doença causada pelo HIV- Vírus de Imunodeficiência Humana, que age destruindo os linfócitos, célula do sangue responsáveis pela defesa imunológica,tornando o organismo menos resistente a uma série de infecções, as chamadas infecções oportunistas, que debilitam progressivamente a saúde, podendo levar á morte.A AIDS é uma DST-Doença Sexualmente Transmissível já que sua forma principal pela relação sexual.
Sintomas da doença- A Aids não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. No iníco pode ser semelhantes: febre alta,calafrios,dor de cabeça,dor de garganta,dores musculares,mancha de pele,gânglios embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e demoram para deasparecer. Doenças oportunistas que comprometem o sistema imunológico como: tuberculose,pneumonia, alguns tipos de câncer,candidíase e infecções do sistema nervoso-toxoplasmose e as meningites-
SOROPOSITIVO-è ser portador do HIV, mesmo não tendo a AIDS, ou seja sem ter os sinais e sintomas dessa doença. A pessoa pode conviver com o vírus com o vírus durante 08 a 10 anos antes de manifestar os sinais e os sintomas da Aids.Dizemos que esta pessoa é HIV POSITIVO ou soropositivo.
Como pega aids
-pela relação sexual com a pessoa contaminada, já que o vírus pode ser transmitido pelo esperma,líquido seminal e líquida vaginal.Sexo anal sem proteção. Por meio de transfusão de sangue,da mãe soropositivo para o bebê, durante a gravidez,parto ou amamentação. è chamada transmissão vertical.
Como não se pega AIDS
usando o mesmo copo,prato, talheres,toalha de banho,tosse, espirro,lágrima , saliva, picada de pernilongo e doação de sangue.
O QUE FAZER PARA E PREVENIR DA CONTAMINAÇÃO PELO VÍRUS DA AIDS?
Use sempre camisinha nas relações sexuais. A camisinha é a melhor forma de prevenir AIDS e DSTs.
Toda gestante deverá fazer o teste do HIV e tmbém da sífilis,no pré-natal e se estiver contaminada, deverá receber um tratamento para evitar que essas doenças passem para o bebê. As gestantes deverá receber um medicação durante a gravidez, se for constatado que é portadora. Em Osasco a Policlinica da Zona Sul,Rua da Saudade,100-jardim Bela Vista -fone-11-2183-0763 .Fizemos uma palestra para nossa comunidade mirim, que esteve presente na reabertura do Programa Escola da Família neste sábado.Foram doadas as cartilhas, recebemos também vários cartazes da Secretária de Saúde de Osasco,camiseta para ser usado no dia da palestra. Gentilmente o voluntário Matheus usou e cedeu sua imagem para fazer divulgação da campanha. Está crescendo o números de adolescentes, que estão iniciando a vida sexual ativa mais cedo, devido a falta de preparação deste jovens, o indíce de Aids está aumentando , entre os homens e mulheres da terceira idade.Com estas informações o Professor de Ed.Física Adeilton,Educadora Gladys e a universitária Aline, Mariangela e Bruno participaram desta palestra , juntamente com o nosso grupo de pré adolescentes frequentadores da escola. Todos participaram atentamente, pois estavam recebendo muitas informações preciosas para a sua vida futura.Parabéns ao grupo. Depois que terminou a palestra alguns deles vieram, saber mais informações .Mais informações -Disque AIDS-0800162550-Secretária de Estado da Saúde-O conteúdo das cartilhas foram obtido da Coordenação Municipal do Programa de DST/AIDS.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Paulo Freire,

A luta contra a AIDS e o preconceito é de toda a sociedade. Divulgue e participe da campanha do Ministério da Saúde:

http://www.todoscontraopreconceito.com.br/

Viver com AIDS é possível. Com o preconceito não.